Um pouco de "Nossa História"

Desde 1992, o Colégio Sapiens iniciou o trabalho com informática, através da linguagem de programação LOGO e, a partir de então, acompanhamos toda a evolução da informática: ministrando aulas no Sistema Operacional DOS, estudos de hardwares, softwares instalados através de disquetes, depois CD´s e os primórdios da internet, quando ainda era discada. Toda essa inovação se viabilizou em uma parceria com a FUTUREKIDS, uma franquia americana que terceirizava o trabalho de informática nas escolas. Também iniciamos a Robótica, alguns anos depois, com uma parceria com a LEGO.

Até hoje, mantemos o nosso principal objetivo: oferecer oportunidades para que nossos alunos desenvolvam as habilidades necessárias para sua inserção na sociedade contemporânea, acompanhando o avanço da Era Digital.

Informática

As aulas de informática são direcionadas na integração pedagógica das tecnologias de informação e comunicação no ambiente em nosso ambiente escolar, trazendo a utilidade dessa ferramenta no processo de aprendizagem, com estímulos ás pesquisas, ao raciocínio lógico e noções básicas de informática, mostrando a sua aplicabilidade na prática pedagógica. Propiciando um ensino significativo ao aluno.

Durante anos trabalhamos com esses instrumentos tecnológicos de forma que provocou mudanças no nosso sistema de interação na aprendizagem, onde o professor é o mediador dessas tecnologias de maneira a levar o aluno a ser o construtor de seu próprio conhecimento de forma a contribuir para formação de um cidadão mais crítico, e que esses conhecimentos possam ser aplicados no seu dia a dia. Permitindo acompanhar a evolução e transformação da tecnologia na era da globalização, onde possa esta sempre aberto ás inovações e aos novos conhecimentos.

Robótica Educacional

A proposta das nossas aulas de robótica é construir mediação significativa no processor de aprendizagem dos nossos alunos, possibilitando uma compreensão não só apenas de como as montagens funcionam, mas como elas se relacionam com outras tecnologias e com o meio que vivemos.

A nossa principal característica nas aulas de tecnologia robótica é desenvolver um ambiente onde nossos alunos possam trabalhar em equipe, a organização de tarefas e divisões de funções do grupo, criando um cidadão versátil e comprometido a ajudar o próximo. É uma proposta onde a estrutura e o equilíbrio da equipe é a base para a solução de situações problemas, integradas por um contexto sistêmico e significativo colocando á prova conhecimentos prévios e habilidades desenvolvidas em etapas.

É um momento de experimentação e integração, buscando promover o desenvolvimento integral dos alunos em suas inteligências cognitivas, emocional e social. Levando o aluno a cooperação, diálogo, planejamento com os demais, fazendo um indivíduo cada vez mais social as novas adaptações que o desenvolvimento tecnológico exige no mercado hoje.